top of page
Buscar
  • contraponto

Frutas Nativas no Contraponto

A partir desta terça, 16, o Contraponto está comercializando polpas de frutas nativas, que podem ser utilizadas no preparo de sucos e receitas. A novidade é resultado de uma parceria com o Centro de Tecnologias Alternativas e Populares (CETAP) e o empreendimento Encontro de Sabores.


Disponibilizando as polpas, pretende-se a divulgação de espécies locais, saudáveis e nutritivas, ainda pouco conhecidas pela população. Além disso, se objetiva a valorização de técnicas sustentáveis de produção e de produtos locais. Consumidas há milênios por populações indígenas, as frutas nativas associam-se à história e à cultura do Estado e fomentam a nossa economia.


Em oposição ao modelo agrícola que aposta no cultivo de exóticas, geralmente através da monocultura e do uso de agrotóxicos, o cultivo agroecológico das espécies nativas favorece a preservação da biodiversidade, a saúde do solo, da água, dos agricultores e dos consumidores.


As frutas comercializadas são oriundas da região norte e nordeste do Rio Grande do Sul e processadas com o apoio do CETAP. Entre as polpas disponíveis, estão o butiá, a goiaba, a guabiroba, o araçá vermelho e o pinhão.


O CETAP é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão contribuir para a afirmação da agricultura familiar e para a construção da agricultura sustentável, seguindo os princípios agroecológicos. O Encontro de Sabores promove o processamento e a comercialização dos produtos das frutas nativas, como bebidas (licores e sucos), doces, sorvetes, e condimentos.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page