Cine Contraponto – contra as monoculturas
- contraponto
- 19 de set. de 2011
- 1 min de leitura
No dia da Mobilização Mundial Contra as Monoculturas, 21 de setembro, a Contraponto convida toda a comunidade acadêmica para conversar, matear e assistir ao novo vídeo produzido pela Julia Aguiar do Coletivo Catarse de Comunicação, ASSENTAMENTO: RELATOS DA CAMPANHA GAÚCHA, 37min.
O vídeo trata da produção nos assentamentos da Campanha, e que tem o objetivo de observar as diferentes possibilidades produtivas (desde o leite, a fruticultura e a horta, até as monoculturas e o seu pacote, como a soja e o arroz). O filme é um registro dessas diferentes linhas produtivas dentre os pequenos produtores e procura lançar elementos para a discussão acerca das relações entre agricultura familiar, técnicas, trabalho e o abastecimento das cidades da fronteira.

Pautas para o dia 21:
– Contra os monocultivos de arvores exóticas – Contra as modificações do código florestal – Denunciando o agronegócio e o título do Brasil de maior consumidor de agrotóxicos – Contra os mecanismos de créditos de carbono e as falsas soluções do ambientalismo de mercado, serviços ambientais, bolsa verde, REDD, REDD+ e REDD++ – Rio +20 e a mercantilização da natureza a economia verde dos responsáveis pelas mudanças climáticas, o discurso de governança e erradicação da pobreza. – Aprovação do feijão transgênico “Verde e amarelo” – Denuciando a captura corporativa da nação assim como os organismos internacionais da ONU, que no Brasil se materializa na contribuição privada de campanha eleitoral das empresas cinzas. – A favor da preservação dos morros de Porto alegre e sua zona rural e a proposta do cinturão verde de Porto Alegre – Apoio à agroecologia e à agricultura ecológica. Reforma Agrária integral.
Yorumlar